quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

GABARITO EXERCÍCIOS 9º ANO


1.   Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) para a classificação das ora­ções sublinhadas nos períodos:

1. (V) Parecia que carregava o mundo nos próprios ombros.(subjetiva)
2.   (F) Repetia sempre que emagreceria em breve. (subjetiva)
3.  (V) Não pago a quem me cobra com insistência. (objetiva indireta)
4.    (V) Necessito de que o material seja novo. (objetiva indireta)
5.    (V) Ficou decidido que todos colaborarão com ele. (subjetiva)
6.    (V) Respeite quem lhe dá respeito.(objetiva direta)
7.    (F) Digo-lhe quando terminará esta tarefa. (subjetiva)
8.    (V) Aqui não consta que ele ia tenha regressado. (objetiva direta)
9.    (V) Esqueci-me de que seu nome estava aqui. (objetiva indireta)

2. Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) para a classificação das ora­ções sublinhadas, nos períodos

1.  (V) A vantagem é que ele é mais experiente.(completiva nominal)
2.(V) Tenho a impressão de que tudo acontece aqui. (completiva nominal)
3. (V) Ela é quem nos auxilia em tudo. (predicativa)
4.(F) Havia receio de que não terminássemos o trabalho. (predicativa)
5. (V) Peco-lhe uma coisa: que não desista. (apositiva)

3.Classifique as orações adjetivas como (R) Restritivas ou (E) Explicativas

(R) O garoto PARA QUEM ESCREVEREI A CARTA não me conhece.
(E) O futebol, QUE É UM ESPORTE POPULAR, enlouquece as torcidas.
(R) A dor QUE DISSIMULA dói mais.
(E) Aqui vivem mais de mil pessoas, QUE PASSAM FOME.
(R) A criança CUJO PAI NÃO FOI ENCONTRADO será recolhida pelo juiz.

4. Observe esta frase:

[As páginas acabaram] [e vou começar a escrever em um novo diário amanhã.]

a) Entre as orações, que relação existe: de subordinação ou de coordenação?

De coordenação, pois as duas orações são independentes e possuem o mesmo valor sintático.

b) Que valor semântico a conjunção expressa?

Dá uma ideia de adição 

Nenhum comentário:

Postar um comentário