quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

GABARITO EXERCÍCIOS 7º ANO


Como sabemos, a língua escrita requer uma linguagem que esteja de acordo com a norma padrão. Assim sendo, as frases a seguir pertencem a um nível mais coloquial. Reescreva-as procurando adequá-las à forma correta:

a – Encontrei ela passeando no shopping.
Encontrei-a passeando no shopping.
b – Deixa eu sossegada, pois preciso descansar.
Deixe-me sossegada, pois preciso descansar.
c – Desejas ir comigo e com minha irmã?
Desejas ir conosco?
d - De hoje em diante está tudo terminado entre eu e você.
De hoje em diante está tudo terminado entre nós.
e -  Entreguei o livro hoje, portanto poderás pegar ele.
Entreguei o livro hoje, portanto poderás pegá-lo.

Identifique a alternativa em que o verbo destacado não é de ligação:

a) A criança estava com fome.
b) Pedro parece adoentado.
c) Ele tem andado confuso.
d) Ficou em casa o dia todo.
e) A jovem continua sonhadora.


Analise o contexto, empregando de forma adequada os verbos entre os parênteses:

a – Você precisa estudar, antes que seja tarde demais (ser).
b – É preciso que nós tenhamos coragem para enfrentar a situação (ter).
c – Se você conseguisse carona até a cidade, chegaria a tempo de trabalhar (conseguir).
d – Quando o professor ver nossos trabalhos, fará elogios (ver).
e – Gostaria que você soubesse que não estou magoada com o que aconteceu (saber).

Um comentário: