segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ATIVIDADE 8º ANO


 Atribua o conceito de frase, oração ou período às lacunas a seguir, levando em consideração o Discurso por elas apresentados:

1. Nossa! Que dia belo! ______________________
2. Preciso revelar-lhe um grande segredo. ___________________
3. Participamos da reunião, embora não tivéssemos sido convocados. ___________
4. “E agora, José? _______________
5. Durante a viagem, visitamos lindos lugares. ___________________
6. Não me peças para perdoar-lhe, pois ainda estou magoada. ________________

7. Na linguagem cotidiana observamos enunciados que isoladamente não possuem sentidos Completos, mas são concebidos como frases. Diante disso, analise o diálogo a seguir comentando sobre esta ocorrência:

- Mãe, me leva ao clube?
- Levo.
-Que dia?
- Sábado.


8. Das frases abaixo relacionadas, indique  as que são orações:

(    ) Que dia quente!
(    ) Belas, as manhãs sertanejas!
(    ) Estou em Monteiro há onze anos.
(    ) O aluno compreende perfeitamente o olhar do professor .
(    ) Silêncio!
(    ) O sol brilhava no céu nordestino.

 Classifique os períodos abaixo em simples ou compostos.

9. Nestas férias, fomos conhecer Ouro Preto.
10. Ninguém perguntou se ele virá ao concerto.
11. Quando chove, a cidade fica insuportável.
12. Não gostei do filme, os acontecimentos são muito previsíveis.
13. Não empresto meus CDs a ninguém.
14. No fundo do mar, o temível Posídon fica furioso.!
15. “Assim fala Minos, diante do altar que ergueu na praia.”
16. “Com nossas asas, atravessaremos o mar e encontraremos refúgio em alguma parte.”
17. “Os dois homens imediatamente se inclinam diante do novo rei da grande ilha.”
18. “Não sabes como é lindo uma mulher que chora.”
19. “Tudo no mundo é loucura, exceto a alegria.”
20. “O homem apaixonado ama na mulher o que ela não possui.”
21.“Todos os pecados mortais têm o seu quê útil e honesto.”
22.Quem está amando menos, já não ama.”

 Identifique  os verbos das orações e indique  o número de orações existentes em cada período. (Lembre-se: numero de verbos ou locuções verbais = número de orações)

23.Hoje é sábado de carnaval e os jovens estão animadíssimos.
24.O governo deve garantir a educação de todas as crianças.
25. Olhei, gostei, tinha dinheiro, portanto comprei.
26. Fui à cidade, assisti ao filme que queria e voltei para casa.
27. Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária.
28. Sua mãe acaba de chegar à reunião.







17 comentários:

  1. Maria Eduarda---

    questao oito

    8-Das frases abaixo relacionadas, indique as que são orações:


    ( ) Que dia quente!
    ( ) Belas, as manhãs sertanejas!
    (x) Estou em Monteiro há onze anos.
    (x) O aluno compreende perfeitamente o olhar do professor .
    ( ) Silêncio!
    (x) O sol brilhava no céu nordestino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que menina show de bola! Parabéns e bom feriado!
      Bjus

      Excluir
    2. Laísa Cristine:Classifique os períodos abaixo em simples ou compostos.

      9. Nestas férias, fomos conhecer Ouro Preto.
      R:simples
      10. Ninguém perguntou se ele virá ao concerto.
      R:composto
      11. Quando chove, a cidade fica insuportável.
      R:composto
      12. Não gostei do filme, os acontecimentos são muito previsíveis.
      R:composto
      13. Não empresto meus CDs a ninguém.
      R:simples
      14. No fundo do mar, o temível Posídon fica furioso.!
      R:simples
      15. “Assim fala Minos, diante do altar que ergueu na praia.”
      R:composto
      16. “Com nossas asas, atravessaremos o mar e encontraremos refúgio em
      alguma parte.”
      R:composto
      17. “Os dois homens imediatamente se inclinam diante do novo rei da grande ilha.”
      R:simples
      18. “Não sabes como é lindo uma mulher que chora.”
      R:composto
      19. “Tudo no mundo é loucura, exceto a alegria.”
      R:simples
      20. “O homem apaixonado ama na mulher o que ela não possui.”
      R:composto
      21.“Todos os pecados mortais têm o seu quê útil e honesto.”
      R:simples
      22.Quem está amando menos, já não ama.”
      R:simples

      Excluir
  2. vo responder a 8

    estou em monteiro há onze anos.

    o aluno compreende perfeitamente o olhar do professor.

    o sol brilhava no céu nordestino

    ESSAS SÃO AS ORAÇÕES QUE TEM

    vinícius araújo lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amor, responda outra, pois essa já foi feita pela Maria Eduarda!
      Bjus

      Excluir
  3. a resposta da nove e simples e o seu verbo e fomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há apenas um verbo naquela oração? Ou dois verbos com o valor de um? Reveja sua resposta quando aos verbos. Daí sim, me diga: O período é simples ou composto?

      Excluir
  4. "27. Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária."

    Verbos : comprei / fiquei
    Duas orações .

    Giovana Ravi (:

    ResponderExcluir
  5. 25. Olhei, gostei, tinha dinheiro, portanto comprei.

    Verbos: Olhei/Gostei/Tinha/Comprei.
    Orações: 4

    Mateus de Oliveira.

    ResponderExcluir
  6. 26. Fui à cidade, assisti ao filme que queria e voltei para casa.
    Verbos: fui/assisti/queria/voltei
    Orações: 4
    Ana Laura von Paumgartten Valois

    ResponderExcluir
  7. 23.Hoje é sábado de carnaval e os jovens estão animadíssimos.

    Estão: Verbo/Estar
    É: Verbo/ Ser

    ResponderExcluir
  8. "24.O governo deve garantir a educação de todas as crianças."
    Verbos: deve garantir
    Orações: 1
    Isabella Vieira Cardoso

    ResponderExcluir
  9. 27. Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária.
    Verbos:Comprei,Fiquei.
    Orações:2
    Lucas Maciel da Silva

    ResponderExcluir
  10. 28: Sua mãe acaba de chegar à reunião.
    verbos:acaba,chegar
    orações:2
    Dante Souza Chaves

    ResponderExcluir